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Novo Mercedes-Benz Atego 2023 chega em 9 versões

O novo Atego atenderá a legislação Proconve P8/Euro 6, que entra em vigor em janeiro de 2023

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A Mercedes-Benz mostrou toda a nova linha 2023 de caminhões na Fenatran 2023. O novo Mercedes-Benz Atego 2023 passará a contar com 9 versões, equipadas com os motores  OM 924 de 4 cilindros e OM 926 de 6 cilindros, com  potências diferentes, conforme aplicação do veículo (entre 260 e 321 cv). As versões 4×2 1419 e 1719 são equipadas com o motor OM 924 LA com 185 cv e 700 Nm (71 kgfm) de torque, nada mudou em relação ao Atego atual em relação a potência e torque.

O 1726 4×2 é equipado com o motor OM 926 LA com 260 cv e 900 Nm (92 kgfm) de torque. As versões 2429 (atual 2426), 2730 6×4 e 3330 8×4, vem equipados com motor de 286 cv e 1.120 Nm (114 kgfm) de torque. A grande novidade são as versões 1733 (atual 1730) cavalo mecânico, 2433 (atual 2430) 6×2 e 3033 8×2 (substitui os 3026 e 3030), com potência de 321 cv e 1.250 Nm (127,46 kgfm).

Foto: Divulgação

A linha Atego é equipada com transmissão Power Shift Advanced G140 de 8 marchas. As versões 6×2 e 8×2 vem equipadas de série com a caixa G211 de 12 velocidades. Segundo a Mercedes-Benz, devido à nova especificação de lubrificante, o intervalo de troca de óleo dessa transmissão dobrou. As versões 4×2 1419 e 1719 sairão com a nova transmissão manual G90 de 6 marchas e eixo traseiro Meritor 23.245 de 2 velocidades.

Outra novidade é o novo painel de instrumentos com display digital, e assim como o novo Accelo 2023, nas versões automatizadas a alavanca de câmbio fica localizada na coluna de direção. Além disso, o novo Atego ganhou partida do motor por botão, assim como no Actros. Por fora, ganhou espelho frontal de aproximação com aquecimento e luz de LED DRL. As versões 4×2 e 6×2 contarão com luzes de frenagem de emergência (ESS) e freio auxiliar de partida em rampa (HSA). Freios ABS com EBD e controle de tração ASR já são itens de série.

Junior Nunes
Youtuber e blogueiro apaixonado por carros e automobilismo.

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