Home / Ficha Técnica / Carro usado: Hyunday Azera 3.0 V6 2012

Carro usado: Hyunday Azera 3.0 V6 2012

O Hyundai Azera foi lançado no Brasil em 2007, um sedan de luxo com um motor V6 3.3 de 245 cv, com preço muito inferior a uma BMW 325i. Com o passar do tempo, o preço foi caindo e ficando muito próximo de um Toyota Corolla SEG em 2008 – O Azera custava a partir de R$85 mil enquanto o Corolla SEG, versão top de linha com motor 1.8 de 136 cv custava os mesmos R$85 mil. O Azera chegou a custar menos de R$75 mil.

Propaganda do Hyundai Azera 3.3 V6 por R$74.990

Em janeiro de 2012, a Hyundai apresenta a nova geração do Azera com o estilo escultura fluída da Hyundai, era um carro muito mais bonito, porém se encerrava o ciclo do sedã de luxo V6 com preço de sedã médio – o Azera passou a custar quase o dobro do valor da geração anterior. Equipado com o motor Lambda II em alumínio, um V6 3.0 com duplo comando variável, redndia 250 cv de potência e 28,8 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

Foi oferecido em duas versões: completa (T696) e completíssima (T695). A primeira oferecia ar-condicionado digital dual zone com saída para os ocupantes do banco de trás, volante multifuncional, bancos em couro com aquecimento e ajuste elétrico dos bancos dianteiros, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freios ABS, 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho do motorista), rodas de liga leve de 18 polegadas, entre outros.

Já a segunda adicionava chave presencial, teto solar panorâmico, faróis de xenônio, controles de tração e estabilidade, painel de instrumentos com efeito 3D, freio de estacionamento elétrico com auxílio de saída em aclive, cortina elétrica traseira e iluminação no painel e nas portas abaixo das réguas.

O modelo permaneceu sem alterações até a linha 2015, quando passou a ser oferecido apenas na versão top de linha. O sedã passou por uma leve reestilização, ganhando novos para-choque e grade, por dentro ganhou um novo painel com central multimídia com tela de 8 polegadas.

Foto: Reprodução/Internet

Como todo sedan executivo, o Azera sofreu forte desvalorização, sendo possível encontrar por valores abaixo da tabela Fipe. Bem estabelecido no mercado, é conhecido por por não apresentar problemas crônicos, mas como todo veículo com 10 anos de fabricado, necessita cuidados antes de fechar o negócio.

Fique atento

Blindado

O Azera também era um dos favoritos das blindadoras, isso por conta da eficiência do forte motor V6. No caso de um Azera blindado, o cuidado deve ser redobrado – cheque o funcionamento dos vidros, borrachas, frisos e suspensão, que sofre com o acréscimo de peso da blindagem.

Câmbio

Não costuma apresentar problemas, mas é necessário verificar se ele funciona sem trancos ou retenções desnecessárias no modo sequencial.

Teto solar

Na versão top, mau cheiro ou manchas de mofo são sinais de infiltração de água, decorrente do entupimento dos drenos. Verifique também se não há trincas no vidro ou ruídos anormais no mecanismo do teto solar e nas cortinas basculantes.

Lavadores de faróis

Os esguichos são facilmente danificados em pequenas colisões dianteiras e nem sempre são reparados, devido ao alto custo do reparo, e são indispensáveis para o correto funcionamento dos faróis de xenônio, disponível apenas na versão Top (entre 2012 e 2014). O conserto pode passar dos R$500.

Freios

Pode ocorrer falha no recurso Auto Hold (freio de estacionamento elétrico, disponível na versão top) por problemas nos componentes do sistema ABS. O reparo exige mão de obra especializada e não sai muito barato.

Suspensão

Por se tratar de um automóvel grande e pesado, a suspensão tem que ser verificada, principalmente buchas, batentes, bieletas e amortecedores. O sistema é McPherson na dianteira e multilink na traseira. Como já foi dito, no caso de um veículo blindado, o cuidado deve ser redobrado.

Prós:

Design, mecânica confiável, relação custo/benefício.

Contras

Preço das peças, linhas da coluna C causam desconforto para passageiros mais altos no banco traseiro.

Preços das peças

[table id=16 /]

Ficha técnica do Hyundai Azera 3.0 V6 2012

[table id=18 /]

Para ver a ficha técnica no celular, clique na opção Sair da versão mobile no fim da tela.

Galeria de imagens

About Junior Nunes

Você pode Gostar de:

VW Gol Power 1.6 VS Chevrolet Onix LTZ 1.4

  O Gol, carro mais vendido do Brasil desde 1987 está com o seu reino …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *