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Salão do Automóvel de São Paulo

Foto:Divulgação

 São Paulo – A 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo começa nesta semana e pelo menos 500 modelos estarão expostos na feira. Embora seja novidade por aqui, boa parte desses veículos já são velhos conhecidos em outros países, o que mostra a distância que o Brasil ainda deve percorrer. E o motivo é que as vendas de modelos econômicos – os famosos carros de entrada – ainda imperam por aqui. Para especialistas ouvidos por EXAME.com, a razão dos automóveis nem tão inovadores fazerem sucesso no Brasil é uma só: a relação custo-benefício que eles oferecem aos consumidores brasileiros. “Algumas montadoras optam por lançar versões menos atuais aqui, na comparação com outros países, porque são mais baratas e atendem ao mercado”, afirmou André Beer, da André Beer Consult & Associados. Segundo ele, nos últimos dois anos, entretanto, houve um aumento considerável no número de lançamentos, principalmente de veículos globais, ou seja, aqueles que utilizam a mesma plataforma para ser produzidos em qualquer lugar do mundo. “A Ford , com o novo EcoSport, e a Hyundai , com o HB20, são bons exemplos disso”, disse Beer. Há montadoras que preferem, no entanto, lançar modelos por aqui ‘atrasados’ em relação a outros países. “O Golf Geração 4, da Volkswagen , exemplifica muito bem essa estratégia. Na Alemanha, o mesmo veículo já está na Geração 7”, afirmou Fernando Trujillo, analista do setor automotivo. Outra companhia que compartilha da mesma estratégia é a Renault . De acordo com Trujillo, uma nova versão do Clio deve ser apresentada no Salão do Automóvel. “Mas o modelo não é o mesmo que a montadora produz na França”, disse o Trujillo. Clique nas fotos, ao lado, e veja 10 modelos de carros citados por especialistas considerados defasados:

Fonte:Exame

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